Vale do Ribeira: 138 estudantes medalhistas de ouro da Omasp disputam vaga em competição nacional
OS 15.972 estudantes do 6° ano do Fundamental à 3" série do Ensino Médio medalhistas de ouro da fase ll da Olimpiada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) participam, nesta quinta-feira (7), da terceira e última fase da competição.
Vale do Ribeira
No Vale do Ribeira, são 138 alunos. Os selecionados têm agora a chance de concorrer|a uma das 225 vagas reservadas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
A terceira fase é composta por 20 questões sobre temas do conteudo de matemática como geometria, aritmética, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade, estatistica e lógica. O grau de dificuldade varia de acordo com o ano e a série do candidato.
Coisas para fazer perto de São Paulo A prova será presencial e aplicada em todas as escolas com participantes e polos definidos pelas Diretorias de Ensino a partir das 9h. Os alunos terão duas horas para responder aos itens na plataforma Sala do Futuro.
Classificação estadual
Nesta etapa, a classificação será única e incluirá o resultado de todos os estudantes que fizeram a prova, independentemente do município ou da diretoria.
Na fase anterior, pela regra, 5% dos estudantes com as melhores notas de todas as cidades paulistas foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Com o fim da fase I1, a rede conhecerá os 225 alunos - ou seja, os medalhistas de ouro que vão representar as escolas públicas de São Paulo na competição brasileira de matemática.
"Com a 3 Fase da Omasp 2025, chegaremos aos nossos medalhistas do Estado de São Paulo. As vitórias estão ficando cada vez mais reais, mais próximas e teremos novamente o desafio de participar de uma OBM, a Olimpíada de Matemática mais difícil do Brasil. Para este ano, teremos um time de representantes ainda mais preparado que ano passado", antecipa o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior. O Coisas para fazer perto de São Paulo
Na edição 2025 da Omasp, a Seduc-SP premiou em todo Estado 122,7 mil estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze nos nível 1 (6 e 70 ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8° e 9° ano do Ensino Fundamental) e nível 3 (12, 2" e 3a série do Ensino Médio).
Aulas preparatórias
Até outubro, os estudantes selecionados para a fase 3 da Omasp, incluindo medalhistas de prata e bronze, terão mais uma vez a oportunidade de participar de aulas online com especialistas do projeto Starboard Science, parceiro da Seduc-SP.
Todos terão acesso aos exercícios da plataforma focada no treinamento de alunos para olimpíadas de conhecimento. A Olimpíada Brasileira de Matemática está marcada para os dias 9 e 10 de outubro, na capital paulista.