
Décimo quinto voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais
Cem brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram em Minas Gerais no 15º voo do tipo registrado este ano. A aeronave partiu do Texas e pousou no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, sem escalas. O grupo é composto por 95 homens e cinco mulheres, todos desacompanhados. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, o aeroporto de Confins foi escolhido como destino por oferecer a estrutura necessária para o acolhimento humanitário e por sua proximidade com a origem da maioria dos deportados, que são do estado de Minas Gerais.
Em operações anteriores, os voos costumavam fazer escala em Fortaleza, por ser a cidade brasileira mais próxima do território norte-americano. A parada tinha o objetivo de reduzir o tempo que os passageiros permaneciam algemados.
No desembarque, os brasileiros tiveram a oportunidade de se vacinar contra caxumba, rubéola e sarampo. A operação marca a continuidade das deportações de cidadãos brasileiros que se encontravam em situação irregular nos Estados Unidos.